Realizações‎ > ‎2010‎ > ‎

Entrega prémios

Cerimónia de Entrega dos Prémios do Concurso de Literatura Infanto-Juvenil/Prémio CCAM

A sala Couto Viana, da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, foi palco, na passada sexta-feira, dia 15 de Janeiro, da Cerimónia de Entrega dos Prémios do I Concurso de Literatura Infanto-Juvenil/Prémio CCAM, promovida pelo Centro Cultural do Alto Minho. 



Além dos três premiados, também estiveram presentes membros do Júri,nomeadamente Conceição Campos, Luisa Quintela e Manuel Afonso, bem como o Presidente da Ordem dos Médicos de Viana do Castelo, Nélson Rodrigues. A restante sala foi preenchida por algumas crianças de escolas do Concelho para assistir à peça de teatro “Rha”, de Lucilo Valdez, interpretada por Gil Filipe e Nuno Loureiro (Teatro Ágil). 

Recorde-seque após a leitura e avaliação das obras, o júri, composto por Manuel António Pina, Conceição Campos, Benjamim Moreira, Luisa Quintela,Matilde Rosa Araújo e Manuel Afonso, deliberou a atribuição do 1º Prémio a Maria da Conceição Dinis Alves Ferreira Tomé, de Viseu, pela “História do rapaz que se tornou fazedor de estrelas”. Helena Maria Rodrigues Teotónio Fernandes, de Brejos de Azeitão, arrecadou o 2º Prémio com “Os gémeos voadores e a nuvem-montanha”. A Menção Honrosa foi atribuída a Francisco Fragoso Amaral Guedes de Magalhães, do Porto, pelo trabalho “O Erro de Cori”.

A vencedora do 1º prémio recebeu um prémio monetário no valor de 1000€,bem como a oportunidade de ver a sua obra editada. A vencedora do 2ºprémio recebeu um prémio monetário de 200€, com o apoio da Ordem dos Médicos de Viana do Castelo. Os premiados receberam, também, um certificado de participação.

Nesta primeira edição do Concurso de Literatura Infanto-Juvenil/Prémio do CCAM, participaram 24 trabalhos oriundos de todo o país, e de todas as idades, sendo que apenas um viu a sua obra ser desqualificada por não se enquadrar na área da literatura infanto-juvenil. 

Esta iniciativa, dirigida a todas as idades, surgiu no âmbito das Comemorações dos 30 anos do CCAM, com o objectivo de incentivar e promover a literatura infanto-juvenil,criando a possibilidade de lançar novos escritores e consolidar aqueles que já escrevem há algum tempo, mas que por falta de oportunidade não encontram espaço para a publicação dos seus textos. 

Veja a seguir a Galeria de fotografias da Cerimónia de Entrega dos Prémios, Espectáculo de Teatro e almoço. 

Resultado do I Concurso de Literatura Infanto-Juvenil / Prémio CCAM

O Júri do I Concurso de Literatura Infanto-Juvenil/Prémio CCAM, formado por Manuel António Pina, Conceição Campos, Benjamim Moreira , Luisa Quintela, Manuel Afonso, depois de analisar os trabalhos enviados ao Centro Cultural do Alto Minho, vem por este meio divulgar o resultado do Concurso. 

1º Prémio: “História do rapaz que se tornou fazedor de estrelas”, de Maria da Conceição Dinis Alves Ferreira Tomé (Viseu);

2º Prémio: “Os gémeos voadores e a nuvem-montanha”, de Helena Maria Rodrigues Teotónio Fernandes (Brejos de Azeitão);

Menção Honrosa: “O Erro de Cori”, de Francisco Fragoso Amaral Guedes de Magalhães (Porto).

A cerimónia de entrega dos Prémios terá lugar na próxima sexta-feira, dia15 de Janeiro, pelas 10h na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, seguido da apresentação do espectáculo de teatro “Rha”, texto de Lucilo Valdez com interpretação de Gil Filipe e Nuno Loureiro (Teatro Ágil). 

O CCAM deixa aqui o convite, desde já, a todos os restantes participantes no Concurso para a Cerimónia de Entrega dos Prémios.

Matilde Rosa Araújo que, desde o primeiro momento, mostrou todo o interesse, gosto e disponibilidade para fazer parte deste júri, por razões de saúde acabou por não lhe ser possível participar em pleno…pelo que embora nos manifestasse sempre gentilmente a sua solidariedade entendemos, com o seu acordo, adiar para uma outra oportunidade a sua participação. O seu nome contudo ficará para sempre para nós ligado a esta iniciativa pelo afecto e carinho com que nos ouviu e apoiou dentro do possível.