CRIADAS AS “EDIÇÕES À BOLINA” O CCAM COORDENA E A JUNTA DE FREGUESIA DE MONSERRATE EDITAO CCAM deu o mote e a JFM aproveitou a sugestão. As “Edições à Bolina”, Literatura de Cordel, estão criadas e têm já na rua o primeiro trabalho.
A tradicional Queima do Judas que esta autarquia leva a efeito todos os anos foi aproveitada para a edição de uma brochura contendo o Testamento de Judas Escariote, produzido precisamente há 70 anos (1942) por uma das mais carismáticas figuras da nossa cidade, o bem conhecido José Dias Cerqueira, popularizado por Zé Rancheiro.
O CCAM coordenou e a autarquia suportou a edição de 500 exemplares, que foi em boa parte vendida durante os festejos da Queima/2012. O actor e autarca José Filgueiras, num trabalho de representação admirável, bem visível nas imagens, encarregou-se de promover a venda, que ultrapassou os 200 exemplares, fazendo com que esta primeira edição se esgote breve e se torne num documento raro.
Na calha – relacionadas com os usos e costumes dos vianenses e, em especial, com os moradores de Monserrate – com coordenação também do CCAM, está a publicação dos seguintes títulos: A CAVEIRA DO INFERNO, de Borlido Martins; ORAÇÕES DO MAR DE VIANA; ALCUNHAS ERÓTICAS, BURLESCAS E ASSIM-ASSIM e B.I. DA DIVINA LAMPREIA.
AS “EDIÇÕES À BOLINA” vieram para se afirmar e prestar mais um bom serviço à cultura. O CCAM congratula-se com o facto.
As fotos são do Gentil Morais |