Realizações‎ > ‎2012‎ > ‎

IV Roteiro Cultural

O granito que nas elevações do Alto Minho se associa ao verde da paisagem, sobre o qual o geólogo Bernardo Barbosa proporcionou uma excelente aula, teve honras no “IV Roteiro Cultural do Centro Cultural do Alto Minho (CCAM)”. Foi no passado dia 23, a caminho de Paredes de Coura até ao Parque Natural do Corno de Bico e Monção: 

A paisagem e o convidativo dia abriram o apetite para o almoço de mais de uma trintena de convivas, em Paredes de Coura, a que se seguiu a visita ao Palácio da Brejoeira. Foi Luís P. Velho de Moscoso, certamente um “brasileiro torna-viagem”, que iniciou sua construção nos primórdios do século XVIII, até 1834. Depois foi vendido e concluído por outros que, em 1977, se lançaram na cultura do vinho alvarinho. O palácio, considerado Monumento Nacional, na fase já decadente da Monarquia, em 1910, mostra grandes aposentos e salões. Os Jardins, ao estilo “Belle Époque” e os campos de vinha, que os rodeiam, são de extensão considerável.

A Capela tem uma beleza própria da época que o barroco lhe empresta, com o símbolo Maçónico ao topo do arco do altar, da fase “de restauro do edifício atribuído a Pedro M. da Fonseca Araújo, por volta de1901.”

Mais um interessante e rico passeio proporcionado pelo CCAM. Com boa programação, como é próprio desta instituição, e regularmente frequentado por um grupo de passeantes interessados no conhecimento e no convívio.