Realizações‎ > ‎2013‎ > ‎

Salvador Vieira

Abriu no passado dia 20 de Setembro, na galeria da Santa Casa da Misericórdia de Viana, sita na Praça da República. E as escultoras do pintor lá estão. Esta mostra resulta, como já é habitual, da parceria estabelecida entre a SCMV e o Centro Cultural do Alto Minho. Toda a obra pública do artista, através das suas maquetas, faz-se representar. Mas também não faltam esculturas de dimensões variadas, onde sobressai o talento e a criatividade do artista.

Presente também nesta mostra, visível da praça, a maqueta do monumento “Viana, o Mar, a Indústria e Comércio Naval”, que Salvador Vieira se propõe oferecer à cidade. O CCAM afirmou publicamente que não tem disponibilidades financeiras, mas tem condições para dinamizar todo este processo, desde que os poderes aceitem. Isto para que Viana, lamentavelmente, não seja a última cidade a receber uma escultura de Salvador Vieira.

Satisfação manifestou também o Provedor da SCMVC, José Vitorino Reis, por esta exposição escultórica do pintor que ainda há pouco tempo produziu com grandeza o retrato do falecido Provedor Dr. Oliveira e Silva, uma referência maior desta instituição, segundo o mesmo. 

Como já é prática, a inauguração foi enriquecida pela Voz da Tribo, Confraria de Poesia do CCAM, nas pessoas de José Escaleira e Armanda Santos, desta vez com a declamação de poemas de Miguel Torga.
A exposição vai estar aberta ao público até ao dia 11 de Outubro.
É uma exposição que se recomenda