Realizações‎ > ‎2013‎ > ‎

SAMPAIO DA NÓVOA

SAMPAIO DA NÓVOA FALOU E ENCANTOU


No âmbito das comemorações do 103º aniversário da implantação da República, o Professor participou como orador na conferência realizada no dia 1 de Outubro, pelas 18 horas, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal, a convite do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Movimento Cívico de Viana do Castelo "100 anos de República”, dinamizado a partir do Centro Cultural do Alto Minho. 

A plateia, bem representativa e composta por um público realmente interessado e participativo, ouviu com encanto Sampaio da Nóvoa ao produzir um discurso que, no mínimo, se pode considerar de notável. Num tom cativante e com suficiente fluidez, o orador fez uma abordagem da actual conjuntura do país, salientando potencialidades e perspectivando caminhos, onde a esperança deve estar permanentemente presente. Não escamoteou dificuldades, mas também não abusou do discurso pessimista. 

Sem deixar de ser crítico com a falta de boas ideias para ultrapassar o estado de desânimo que se abateu sobre boa parte da sociedade e que aposte num Portugal melhor, Sampaio da Nóvoa demonstrou de forma evidente que temos forças e abundantes meios para deixarmos de ser uma nação pobre no contexto europeu, tanto mais que temos uma juventude em quem se pode confiar. 

Foi pena que tão nobre discurso chegasse a reduzida parte da sociedade vianense e que a maioria dos meios de comunicação local primasse pela ausência.

A sessão complementou-se com a declamação de poemas de Ramos Rosa, Mário Dionísio e Miguel Torga, pelos actores José Escaleira e Elizabete Pinto, membros da Confraria de Poesia do Centro Cultural do Alto Minho.