UMA COMPANHIA DE TEATRO PARA TODOS OS VIANENSES
“Atualmente, não escapando aos cortes cegos para a cultura no nosso país, o CDV atravessa tempos de incerteza financeira, apenas disfarçada por uma inabalável determinação no que diz respeito à atualização estética e artística do seu trabalho teatral, alicerçada numa reduzida mas muito coesa equipa artística e técnica”
OS COPOS DA COPA
“de facto, todo o animal tem curiosidade, gosta de brincar, de jogar e tem medo. Por outro lado, o ser humano é um ser bio-psico-social e, por isso, não foge àqueles instintos, devido à sua parte biológica. Contudo, porque é fundamentalmente um ser pensante, cultural, e é capaz de meditar sobre os seus próprios pensamentos e sentimentos, o ser humano “fabrica” problemas para si e para os outros, problemas que vai resolvendo, uns, mas eternizando uns tantos, levando a que o sofrimento humano mais e mais se agudize”

ROTEIRO À QUINTA DO SANTOINHO
Caro Amigo,
Este roteiro vai acontecer no dia 12 de Julho 2014, sábado, do mês em curso.
O roteiro, que se inicia pelas 10,00 h, tem como programa visitas ao parque natural, museu do transporte, museu etnográfico, atelier de Salvador Vieira e ao espaço de diversões (arraial). Haverá um momento de poesia, a cargo da voz da Tribo do Centro Cultural do Alto Minho e, pelas 13,00 horas, será servido um almoço no Restaurante Espigueiro, com serviço personalizado.
A concentração é no local, a partir das 9,30 h

CULTURA É COMPREENDER OS OBJECTIVOS DO PODER
“É isto que deve ser claro para quem vende a sua força de trabalho. Com trabalhadores devidamente esclarecidos e culturalmente evoluídos será, evidentemente, mais possível travar a sanha dos poderes e mais fácil perceber que o país o que precisa é de gente competente, séria e credível, que aposte no seu desenvolvimento e não no seu empobrecimento. Deixe-se as leis laborais e aposte-se no que é essencial. Este governo já não tem legitimidade para governar. O sentido de voto dos portugueses pode não ser claro quanto ao que quer, mas já é claro quanto ao que não quer”
PELA QUINTA DO SANTOINHO
Tal como programado, por deferência da gerência deste espaço de excelência, no dia 12 do mês de Julho, sábado passado, realizou-se a visita agendada pelo Centro Cultural do Alto Minho...
"Pela parte que me toca, e até talvez por ser português, gosto muito de ler pensamentos contados com graça, mas chego até a enervar-me ao tentar ler a filosofia tradicional, onde o malabarismo com as palavras acaba fatalmente por, num dado momento, as esvaziar. Os artistas usam o pincel, os filósofos usam o bisturi; o pincel valoriza a beleza, o bisturi destrói-a!"
CULTURA EM VIANA DO CASTELO EM DEBATE
“Sendo o Alto Minho uma região fascinante para quem se interessa pela cultura, o que esteve na base da minha decisão, há cerca de 20 anos, de começar a viver períodos cada vez mais longos em Viana do Castelo, dificilmente entendia as razões de um certo apagamento da actividade cultural fora do período estival.
Por muito importantes que sejam as suas festas e romarias durante o verão, com especial destaque para a Romaria d´Agonia, certamente a rainha das romarias portuguesas, é preciso garantir que durante todo o ano haja uma actividade cultural intensa. Investir em cultura é investir no desenvolvimento e progresso do presente e do futuro, e Viana do Castelo tem todas as condições para que isso aconteça”
CARTAS ÀS MADRINHAS DE GUERRA
(...) A escrita da guerra continua. O movimento nas trincheiras, as metralhadoras, o fogo nocturno, o gás e a destruição. «Por fim, em procissão lúgubre e envoltos numa manta, subiram os mortos...foram a enterrar envoltos numa bandeira de Portugal... como se fosse feio mostrar ao mundo homens que morreram no campo da honra» (...)
|
PELOS CAMINHOS DA ETNOGRAFIA....
“Por diferentes caminhos tem trilhado a etnografia na nossa região, com trabalhos de investigação de grande valia e merecimento na maioria dos casos, com o rigor e a verdade que o folclore merece.
Por amor à etnografia que Viana tão dignamente trata e representa, o apelo do etnólogo Jorge Dias é sempre atual: Temos a obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é suscetível de ser salvo, para que os nossos netos sejam capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou”.

CRIATIVIDADE E PSIQUIATRIA
“Todo o ser humano pode ser criativo nas mais diversas áreas, pois este mecanismo está relacionado com o talento. Contudo, podemos afirmar que existem dois tipos de criatividade:
a individual e a coletiva, sendo sempre definida como um conceito multifacetado, envolvendo caraterísticas biológicas, históricas, genéticas, psicológicas e envolvendo, sobretudo, a personalidade e a motivação, destacando-se nas mais diversas áreas, como a ciência, a pintura, a literatura, a musica entre outras”

EXPRESSÕES
Uma iniciativa que conta com o apoio do CCAM
“O Expressões é um encontro de Teatro Popular do noroeste peninsular que se realiza no município de Viana do Castelo desde 2011. Ao caminhar para a sua 4a edição, o Expressões consolida e reforça a sua posição na programação cultural do noroeste peninsular. Actualmente, o Expressões, é uma montra festiva para o património cultural imaterial que ponteia o noroeste peninsular, onde se espelham e se cruzam identidades locais e se ilumina a alma de um património fértil, valioso e versátil, mas também de um património esquecido que, em contínua adaptação, vai procurando o seu espaço e as suas bandei¬ras. O Expressões continua, assim, a sua "cruzada" de dinamizar, divulgar e aprofundar o conhecimento sobre o Teatro Popular, mas também na "peleja" de reforçar o intercâmbio e os laços culturais entre o Norte e a Galiza” (in programa da iniciativa)
CONFERÊNCIA “A POESIA NA CIDADE - QUOTIDIANO E POESIA”
Aconteceu no passado dia 19 de Julho, dia de abertura da 34ª Feira do Livro, pelas 22,00 horas, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal, organização do Centro Cultural do Alto MInho e da Câmara Municipal de Viana do Castelo. E foi sobre a poesia que se vai fazendo cá pelo burgo e o enquadramento da poesia no contexto da escrita
|
SE CAMÕES FOSSE VIVO...
“O novo acordo ortográfico, prepotentemente imposto por irresponsáveis políticos linguisticamente estéreis, e politicamente inábeis, atenta contra o que de mais genuíno e próprio temos. Os iluminados que o impuseram, e os incautos que o aceitaram, não percebem (nem perceberão jamais, porquanto isso traduziria um implícito reconhecimento da inépcia que nunca assumirão), que tal mudança nada de positivo pode encerrar, seja no campo económico, social ou, muito menos, cultural.
A língua, sendo o mais antigo e apurado traço identitário de qualquer povo, embora imaterial, nunca deveria estar sujeita aos laivos progressistas de uma “meia dúzia” de “especialistas” que, sem mais, decidem, por decreto, pelo genocídio (em bom rigor, suicídio) de regras linguísticas, a montante, e de palavras ou expressões, a jusante”
VAMOS AO TEATRO
Uma iniciativa que se repete, e promete.
DIDASCÁLIAS, da responsabilidade do Teatro à Sexta e do CCAM.
Publicado no semanário "A Aurora do Lima" de 10/07/2014
O Centro Cultural do Alto Minho vem por este meio convida-lo para a tertúlia "A Poesia na Cidade - Quotidiano e Poesia" no próximo sábado dia 19 de Julho na biblioteca municipal de Viana do Castelo às 22 horas com a participação de Raquel Rodrigues, Lúcia Ribeiro, Arlete faria, Ângela Cerqueira e Francisco Carneiro Fernandes.
ORLANDO BARROS E O CCAM APRESENTARAM D. FREI
Aconteceu no passado dia 26 do mês de Julho, no âmbito da Feira do Livro. Orlando Barros, um escritor de produção intensa, sempre a surpreender-nos pelas temáticas que aborda, presenteou-nos com mais um livro...
|