ORLANDO BARROS E O CCAM APRESENTARAM D. FREIAconteceu no passado dia 26 do mês de Julho, no âmbito da Feira do Livro. Orlando Barros, um escritor de produção intensa, sempre a surpreender-nos pelas temáticas que aborda, presenteou-nos com mais um livro. Trata-se de mais uma peça de teatro, neste caso dedicada a Frei Bartolomeu dos Mártires, o Arcebispo Santo, como o apresenta o autor. O livro, com a chancela do Centro Cultural do Alto Minho, constrói um peça de teatro exaltando os feitos de D. Frei, o Arcebispo dos pescadores da nossa ribeira.
Orlando Barros falou, com profundidade sobre a obra deste eclesiástico, que teve participação notável no concílio de Trento, nas reuniões de 1562-1563, nas quais apresentou 268 petições, denominado pai dos pobres e dos enfermos, cujo cadáver os vianenses protegeram dos bracarenses que o reivindicavam, depois da sua morte em 1582.
Rui Viana, em nome da Biblioteca, abriu os trabalhos, Luísa Quintela, também presente na mesa em representação do CCAM, leu excertos da peça e a Vereadora da Cultura, Maria José Guerreiro, felicitou o autor, por mais esta obra, facto indiciador de que Orlando Barros ainda tem muito para escrever.
|