![]() A cerimónia de entrega do navio Gil Eannes ao Grémio dos Armadores de Navios Pesca do Bacalhau, em 20 de Março de 1955, constituiu um dos mais relevantes acontecimentos na cidade de Viana do Castelo, tendo honras de primeira página e comentários laudatórios em toda a imprensa nacional.
Por sua vez, alguns dias decorridos, na visita que fez ao navio no cais de Alcântara, o Presidente da República, General Craveiro Lopes, deixou exarado no livro de honra deste hospital flutuante o seguinte elogio: “Felicito sinceramente os Estaleiros Navais pela magnífica obra produzida, construindo um navio que, pela sua função especial, já pela sua própria categoria, constituirá um título de orgulho e um motivo de propaganda do nosso país em todos os mares onde for visto ou em todos os portos onde chegar”.
O Centro Cultural do Alto Minho e a União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, na posse de documentação da época, especialmente de toda a imprensa que noticiou o evento, produziram uma pequena brochura, denominada “Folheto” onde este material, de forma organizada, é reproduzido.
Trata-se de um documento deveras elucidativo, que constituirá no futuro uma raridade, pela informação que veicula, a atestar um dos maiores feitos dos ENVC e da construção naval portuguesa.
Para que seja acessível ao público em geral, esta à venda ainda pelo preço de lançamento, pelo valor simbólico de 1 euro, nas entidades promotoras da edição e outros postos de venda da cidade.
|