Carolino Ramos volta ao convívio dos vianenses, mercê da homenagem que lhe foi feita, que o irá perpetuar como artista plástico, mestre, professor, desportista e cidadão empenhado. A região, em especial, também passa a contar com mais informação sobre o que de relevante aconteceu na sociedade vianense, particularmente no plano artístico e das transformações ao longo de boa parte do século XX. O tributo a Carolino Ramos também isso permitiu. Depois do dia especial que foi o das homenagens, há um excelente filme para ver, produzido pelos serviços de multimédia da Escola Secundária de Monserrate, há um livro pleno de informação e beleza para enriquecer o nosso conhecimento – uma pareceria CMV e CCAM – e há um conjunto escultórico de Salvador para observar.
De momento, pelo valor quase simbólico de 20,00 euros, um acto iminentemente cultural, da responsabilidade do Município e Centro Cultural, vai estar à venda em alguns locais. Para já, Biblioteca Municipal, Jornal A Aurora do Lima, Tombadilho (Grupo Desportivo e Cultural e dos TENVC). Outros locais estão a ser pensados.
Biblioteca Municipal. Apresentação da obra "Carolino Ramos - a pulsão pela arte". ![]() Junto ao conjunto escultórico. A cultura em debate. Junto ao conjunto escultórico. José Ramos, filho do Mestre, levanta o pano que cobria o vulto. | Biblioteca Municipal. Apresentação da obra "Carolino Ramos - a pulsão pela arte". Pormenor da sala. ![]() Junto ao conjunto escultórico. Acto de descerramento. ![]() Junto ao conjunto escultórico. Tempo de discursos ![]() Pormenores da obra "Carolino Ramos - a pulsão pela arte". | Junto ao conjunto escultórico. ![]() Junto ao conjunto escultórico. A família de Carolino Ramos. |