Realizações‎ > ‎

2018

FEIRA DO LIVRO VIANA DO CASTELO

Publicado a 06/07/2018, 14:19 por CCAM   [ atualizado a 06/07/2018, 14:19 ]

https://docs.google.com/a/centroculturaldoaltominho.org/viewer?a=v&pid=sites&srcid=Y2VudHJvY3VsdHVyYWxkb2FsdG9taW5oby5vcmd8Y2NhbXxneDpkMjE2YmJlNDY3ZGVjZmM

Jardim Público 07-22 JUL’18

De novo na feira do livro! Livros novos, menos novos, velhinhos mesmo! Folhas e mais folhas, capas, muitas e de todos os tamanhos: a caber num bolso, medianas ou grandes. Livros gastos, de lombadas curvas, que passaram por muitas mãos, foram desejados e lidos com
avidez, deleite ou consultados com confiança. Livros novos, reluzentes, vigorosos, cheios de informação, de sonho ou de paixão. Livros raros, só conhecidos ou reconhecidos por alguns, que têm pormenores únicos.
Livros para todos os sentidos, sensibilidades. Livros que querem ser de alguém. Escolha o seu e leve-o com carinho e emoção como quem segura uma flor!

A Vereadora da Cultura,
Maria José Guerreiro

Comemorações Populares 25 de Abril

Publicado a 20/04/2018, 15:15 por CCAM   [ atualizado a 20/04/2018, 15:17 ]





Alto Minho 4D | A Cultura Castreja | Monção 07 de Abril

Publicado a 26/03/2018, 14:26 por CCAM



Sessão, a realizar em Monção no dia 07 de Abril, com o tema “A Cultura Castreja”, os conferencistas serão Prof. Doutor Francisco Queiroga e Prof. Doutor Armando Coelho.



Ciclo de Conferências para Uma História do tempo e das Artes no Alto Minho

Publicado a 23/02/2018, 02:23 por CCAM   [ atualizado a 15/05/2018, 14:12 ]

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM-AM) tem em curso um projeto para dar a conhecer a história e arte do alto Minho, a que chamou: Alto Minho 4D – Viagem no Tempo. O objetivo desta iniciativa é introduzir no património cultural e artístico deste território, ao longo do tempo em que ele foi construído, os habitantes que aqui residem e os turistas que o visitam.

Dentro deste projeto, a CIM-AM convidou o Centro Cultural do Alto Minho (CCAM) para organizar um Ciclo de Conferências sobre diferentes temáticas de história da arte, tendo por base o património existente nos diferentes concelhos desta Comunidade Intermunicipal. O objetivo é ter, cada mês, uma conferência na sede de um dos 10 municípios, tomando por tema uma época histórica e a arte que a representa. Para essas conferências convidaram-se personalidades académicas com trabalho de investigação de grande relevo nas áreas em análise.

A organização pretende, para além de fornecer aos participantes os conteúdos mais recentes e aprofundados dos temas propostos, contribuir para uma experiência do território, no contato com o seu património gastronómico e através de visitas guiadas a locais onde se encontram exemplares significativos da rota anunciada. As conferências decorrem sempre aos sábados, com início às 11 horas e, depois do almoço, segue-se a visita de estudo acompanhada.

As 10 sessões de conferências terão o seu início no próximo mês de Março, dia 10, na Vila de Caminha, com o tema “Rota do Megalitismo e da Arte Rupestre”. Seguem-se, depois, as sessões nos outros concelhos: Monção, “Rota dos Castros” (07 de Abril 2018); Ponte de Lima, “Rota do Romano” (05 de Maio 2018); Ponte da Barca, “Rota do Românico” (16 de Junho 2018); Valença, “Rota dos Castelos e Fortalezas” (22 de Setembro 2018); Melgaço, “Rota dos Mosteiros” (20 de Outubro 2018); Viana do Castelo, “Rota dos Descobrimentos” (17 de Novembro 2018); Arcos de Valdevez, “Rota do Barroco” (15 de Dezembro 2018); Paredes de Coura, “Rota da Arquitetura Tradicional” (12 de Janeiro 2019); e, por fim, Vila Nova de Cerveira, “Rota do Contemporâneo ao Futuro” (09 de Fevereiro 2019).

Na primeira sessão, a realizar em Caminha no dia 10 de Março, com o tema “Os Primeiros Habitantes do Vale do Minho”, os conferencistas serão a equipa de investigação dos seguintes académicos: Prof. Doutor Sérgio Monteiro Rodrigues (UP); Prof. Doutor João Pedro (UL); Prof. Doutor Eduardo Méndez-Quintas (CENIEH); Prof. Doutor Alberto Gomes (UP); Prof. Doutor Manuel Santoja (CENIEH); Prof. Doutor Alfredo Pérez-González (CENIEH). Para a segunda palestra está convidada a Professora Doutora Ana Bettencourt (UM), com o tema: “O Megalitismo e a Arte Rupestre na Alto Minho”.

A participação nestas sessões e visitas é gratuita e livre. No entanto, as pessoas que desejem inscrever-se para as sessões e visitas de estudo podem fazê-lo preenchendo uma ficha disponível no site do CCAM (www.centroculturaldoaltominho.org) e da CIM-AM (www.cim-altominho.pt).


1-4 of 4