Realizações‎ > ‎

2018

Comemorações Populares 25 de Abril

Publicado a 20/04/2018, 15:15 por CCAM   [ atualizado a 20/04/2018, 15:17 ]





Alto Minho 4D | A Cultura Castreja | Monção 07 de Abril

Publicado a 26/03/2018, 14:26 por CCAM



Sessão, a realizar em Monção no dia 07 de Abril, com o tema “A Cultura Castreja”, os conferencistas serão Prof. Doutor Francisco Queiroga e Prof. Doutor Armando Coelho.



Ciclo de Conferências para Uma História do tempo e das Artes no Alto Minho

Publicado a 23/02/2018, 02:23 por CCAM   [ atualizado a 15/05/2018, 14:12 ]

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM-AM) tem em curso um projeto para dar a conhecer a história e arte do alto Minho, a que chamou: Alto Minho 4D – Viagem no Tempo. O objetivo desta iniciativa é introduzir no património cultural e artístico deste território, ao longo do tempo em que ele foi construído, os habitantes que aqui residem e os turistas que o visitam.

Dentro deste projeto, a CIM-AM convidou o Centro Cultural do Alto Minho (CCAM) para organizar um Ciclo de Conferências sobre diferentes temáticas de história da arte, tendo por base o património existente nos diferentes concelhos desta Comunidade Intermunicipal. O objetivo é ter, cada mês, uma conferência na sede de um dos 10 municípios, tomando por tema uma época histórica e a arte que a representa. Para essas conferências convidaram-se personalidades académicas com trabalho de investigação de grande relevo nas áreas em análise.

A organização pretende, para além de fornecer aos participantes os conteúdos mais recentes e aprofundados dos temas propostos, contribuir para uma experiência do território, no contato com o seu património gastronómico e através de visitas guiadas a locais onde se encontram exemplares significativos da rota anunciada. As conferências decorrem sempre aos sábados, com início às 11 horas e, depois do almoço, segue-se a visita de estudo acompanhada.

As 10 sessões de conferências terão o seu início no próximo mês de Março, dia 10, na Vila de Caminha, com o tema “Rota do Megalitismo e da Arte Rupestre”. Seguem-se, depois, as sessões nos outros concelhos: Monção, “Rota dos Castros” (07 de Abril 2018); Ponte de Lima, “Rota do Romano” (05 de Maio 2018); Ponte da Barca, “Rota do Românico” (16 de Junho 2018); Valença, “Rota dos Castelos e Fortalezas” (22 de Setembro 2018); Melgaço, “Rota dos Mosteiros” (20 de Outubro 2018); Viana do Castelo, “Rota dos Descobrimentos” (17 de Novembro 2018); Arcos de Valdevez, “Rota do Barroco” (15 de Dezembro 2018); Paredes de Coura, “Rota da Arquitetura Tradicional” (12 de Janeiro 2019); e, por fim, Vila Nova de Cerveira, “Rota do Contemporâneo ao Futuro” (09 de Fevereiro 2019).

Na primeira sessão, a realizar em Caminha no dia 10 de Março, com o tema “Os Primeiros Habitantes do Vale do Minho”, os conferencistas serão a equipa de investigação dos seguintes académicos: Prof. Doutor Sérgio Monteiro Rodrigues (UP); Prof. Doutor João Pedro (UL); Prof. Doutor Eduardo Méndez-Quintas (CENIEH); Prof. Doutor Alberto Gomes (UP); Prof. Doutor Manuel Santoja (CENIEH); Prof. Doutor Alfredo Pérez-González (CENIEH). Para a segunda palestra está convidada a Professora Doutora Ana Bettencourt (UM), com o tema: “O Megalitismo e a Arte Rupestre na Alto Minho”.

A participação nestas sessões e visitas é gratuita e livre. No entanto, as pessoas que desejem inscrever-se para as sessões e visitas de estudo podem fazê-lo preenchendo uma ficha disponível no site do CCAM (www.centroculturaldoaltominho.org) e da CIM-AM (www.cim-altominho.pt).


1-3 of 3